terça-feira, 22 de junho de 2010

Sobre nossos direitos humanos e o PNDH3

Os Direitos Humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos. Liberdade, igualdade, fraternidade, direito à vida, à saúde. A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU afirma: "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade". (Artigo 1º)

Mas por que eu to falando isso?

Ou melhor: Porque não falar disso? São NOSSOS direitos que eu estou falando!

O PNDH (Plano Nacional de Direitos Humanos) foi criado para garantir os nossos Direitos Humanos e o último foi Decretado em 2009, o PNDH 3 assinado (sem ler) pelo nosso então Presidente Lula. Nesse Decreto estava a legalização do aborto, vetada mais tarde por causa da polêmica gerada. Irei discorrer sobre alguns pontos abaixo:

1- Legalização do aborto (vetada): há muito ainda o que se discutir sobre esse assunto, gera muita polêmica e eu mesma não sei se sou a favor ou se sou contra! O ato de abortar é ir contra o direito do feto e não abortar é ir contra o direito da grávida. Abortar é cometer um assassinato e não abortar é deixar vir ao mundo um possível filho rejeitado. É um assunto delicado. Não acho que o povo brasileiro seja maturo o suficiente para conviver com a legalização do aborto, mas até isso acontecer, e se acontecer, ocorrerá em clínicas clandestinas com vidas correndo risco.

2-Ostentar símbolos religiosos em locais públicos (vetada) - agora não podemos ostentar aquilo que acreditamos? Eles alegam que o Estado não pode privilegiar algumas religiões. Como assim?!

3- Casamento e adoção por casais de mesmo sexo - Eu não sou preconceituosa. O preconceito vai contra os direitos humanos que legaliza a diversaidade sexual e recrimina práticas preconceituosas. Segundo algumas correntes da psicologia o casal homossexual pode adotar uma criança desde que sejam estruturados e a criança tenha uma figura de representação simbólica paterna e materna, de "grosso" modo: quem castra e quem acolhe.

4- Direito dos povos indígenas e quilombolas - Há muuuuuito tempo os índios perderam seu espaço e deixá-los com um pedaço de terra vai contra os direitos deles, partindo do princípio que eles são nômades e vivem do que a terra lhes oferecem, porém, na minha opinião, não exitem índios como antigamente, e se existem são raríssimos, eles estão urbanizados e muito discriminados. Governo, parem de dar "Bolsas" dêem "Ferramentas", parem de dar esmola com um nome mais bonito. Também é contra os direitos humanos a discriminação racial.

5- Acompanhamento editorial dos veículos de comunicação (vetado)- isso seria um outro nome para a CENSURA? Para que o acompanhamento? Para eles tirarem o que bem entendem? Para não mostrarem para o povo o que estã acontecendo? Simplesmente inadimissível.

É importante conhecer sim os DH! Conhecer os NOSSOS direitos e não deixar que fiquem futricando neles, mudando como bem entendem segundo o interesse da minoria. Nós somos uma nação e não um punhado de nada. É preciso conhecer para lutarmos por eles!


Trecho:

"No conteúdo, propõe-se a descriminalização do aborto, a proibição da ostentação de símbolos religiosos em locais públicos, direito ao casamento civil de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por estes casais e outras propostas na tentativa de reformar pontos conservadores da constituição brasileira. Também abrange direitos dos povos indígenas e quilombolas e sugere o acompanhamento editorial dos veículos de comunicação."

Fonte: http://global.org.br/arquivo/artigos/polemicas-mal-explicadas-no-pndh/

Nenhum comentário:

Postar um comentário