quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sobre a Copa do Mundo e o Falso Nacionalismo

Vou confessar: sou muito nacionalista. Aprendi a ser assim primeiramente com minha família e, mais tarde, na escola, onde cantávamos o Hino do Brasil, do Rio Grande do Sul e da cidade pelo menos uma vez ao mês. Aprendi, desta forma, a respeitar a pátria onde vivo. (FYI: Gaúchos têm tendência natural a serem patriotas, mesmo que a pátria seja o RS).
Agora, de dois em dois anos há um surto de patriotismo oportunista! Como assim? Por quê? DO NADA o Brasil vira o melhor País do mundo: belo, feliz, dançante e sem problemas. E eu não gosto disto.
O Brasil inteiro se reúne por causa dos jogos da Copa e vestem a camisa. Ok, não tem problema nenhum, podem torcer, mas não exagerem, por favor. Durante a Copa fica tudo exagerado. Pintam as ruas, vejo bandeiras em todos os lugares... não é pra tanto que eu sei. A grande maioria reclama muito do Brasil (e não faz nada pra mudar), falam que aqui é uma merda, país pobre... enfim... Por que que durante a época da Copa, de repente, o Brasil é uma maravilha, um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza?
Não estou aqui pra críticar, só não gosto de exageros. Estou aqui para lhe fazer pensar, então, pense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário